Boa Tarde. Jaguaré - ES, quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
Conheça um pouco da História da Rádio Ativa FM

Com o objetivo de criar um meio de comunicação no município de Jaguaré, surgiu em outubro de 1997 a FUNDAÇÃO ZILDA SARTÓRIO ALTOÉ. Na ocasião foi eleito pela diretoria o presidente da fundação Domingos Sávio Sossai. A partir daí foram dados os primeiros passos para que fossem feitos projetos técnicos que dariam início ao nascimento de uma emissora de rádio comunitária.

A FUNDAÇÃO ZILDA SARTÓRIO ALTOÉ, recebeu a noticia da licença para funcionamento de sua emissora de rádio comunitária em novembro de 2002, quando o Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial a sua permissão para funcionamento.

Já de posse da documentação ainda em novembro, a diretoria da Fundação depois de várias reuniões, decidiu e com junto com o então Presidente Domingos Sávio Sossai, fazer um concurso entre algumas escolas do município para sugestão de nomes para a emissora.

Um aluno que foi presenteado com um brinde pela Secretaria Municipal de Educação, deu a sugestão Radioativa Comunitária de Jaguaré, e em reunião, a diretoria optou pelo nome Ativa FM, como uma forma de homenagear a Comunidade Ativa, que foi uma grande parceira para conquista da rádio e ao mesmo tempo contemplar o aluno pelo nome.

Ainda em novembro a diretoria da Fundação decidiu chamar pessoas com experiência experiência no ramo, para organizar e alavancar a rádio. Somente no dia 15 de Janeiro de 2003 foi que a Ativa FM entrou no ar, com o prefixo 104,9 Mhz, na ocasião ainda em caráter experimental.

Nesta fase inicial a diretoria da Fundação e da rádio saíram em busca de parcerias junto ao comercio local para que fosse possível adquirir os equipamentos da rádio. A Ativa FM ficou em fase experimental até o dia 29 de abril, como forma de testar os equipamentos e fazer os ajustes necessários para que qualidade de som pudesse chegar até a comunidade e dentro das normas exigidas pela Anatel.

No dia 30 de Abril foi lançada a sua programação. Para compor o quadro de funcionários foi chamada a locutora Rosemary que estava trabalhando em Montanha.

Os membros e o então Presidente da Fundação Zilda Sartório Altoé, optaram em fazer uma rádio que com o seu perfil comunitária, pudesse chegar e atender a todas as classes, buscando inclusive dar apoio e incentivo a área cultural, social, de esportes e saúde do município.

Em Janeiro de 2008, por determinação do Ministério das Comunicações, o prefixo da Ativa FM mudou para 98,5 Mhz. A mudança foi rapidamente assimilada pelos ouvintes não afetando a audiência da rádio.

Ao completar 5 anos no ar, foi o momento da Ativa FM firmar mais uma vez sua identidade de comunitária e que possa ser exercida de forma que sempre possa haver incentivos para promover a área cultural e social do município, e de um modo geral promover o desenvolvimento do município de Jaguaré.

A idéia é sempre levar a rádio para mais perto da comunidade, onde seja possível dar condições para realização de gincanas e eventos culturais. Sempre com a preocupação de fazer tudo dentro do projeto que foi autorizado pelo Ministério das Comunicações, e desta forma adiqurir os equipamentos dentro das normas, e projetar a rádio no espaço que se tinha.

Com uma programação bem popular e voltada para a comunidade, a rádio Ativa FM Comunitária de Jaguaré, tem como destaque vários programs líderes de audiência como "Tarde Show", "Trânsito Livre" e "Coração Sertanejo" apresentados por Rosemary e Valdez Ribas de segunda à sexta. E a partir das 13h, aos Sábados e Domingos a Ativa FM entra no sistema de automação digital, permitindo que a emissora fique no ar através de 1 computador central que determina o estilo da programação, pré-programada, alegre e vibrante a meia-noite.

A rádio Ativa FM funciona na Avenida Nove de Agosto, nº 2163, no 4º andar, no centro de Jaguaré. O telefone da rádio é (27) 3769-1717 e o e-mail é ativafmnoticia@gmail.com.

Retornar para a página anterior
[
ZYL425 - Rádio Ativa FM - 98,5 - Jaguaré - ES.   Uma emissora filiada à ABRACO - Associação Brasileira de Rádios Comunitárias.
]
2011©, Todos os direitos reservados à FUNDAÇÃO ZILDA SARTÓRIO ALTOÉ
Av. Nove de Agosto, nº 2163 - 4º Andar - Centro
Jaguaré - Espírito Santo - Tel: (27) 3769-1717
Visite SILVINHO.com.br